sábado, 27 de agosto de 2011

Folclore








































Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

atividades desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisaam manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes






































No decorrer de duas semanas foi trabalhado com as crianças sobre o folclore, lendas,personagens das lendas, dança e cantiga de roda efoiescolhido por eles apresantar no dia culmináncia brincadeiras de roda.

Dia dos pais



Papai, eu sei que sempre posso contar com você, com seu amor, sua sabedoria. E o Dia dos Pais é o momento perfeito para dizer muito obrigado por tudo o que você fez. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.

Pai! Quanto mais eu penso, mais eu quero te agradeçer por tudo oque tens feito por mim...Obrigado! Feliz dia dos Pais! Te Amo!"

Papai você é o melhor pai do mundo. Te acho super legal, pois qualquer coisa que aconteça você sempre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!



sábado, 6 de agosto de 2011

11ª Romaria da Terra e das águas


11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão
No dia 10 e 11 de Setembro será realizada no Piquiá, município de Açailândia, a 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão. O evento tem por tema: “Terra, Água, Direitos: Resistir, Defender e Construir” e como lema: “É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra!” (cf. Ap 11,18c). A Romaria é promovida pela CNBB Regional 5 (Conferência dos Bispos do Maranhão) e organizada pela diocese de Imperatriz. Milhares de pessoas do estado inteiro são esperadas nessa noite de celebração, denúncia e caminhada.



Na história do nosso país e de nossas igrejas, as Romarias surgiram como um movimento de luta em defesa dos direitos dos camponeses, em épocas em quem o valor e a dignidade de homens e mulheres do campo eram pisoteados. A realidade era desesperadora e a fé fortaleceu-se como compromisso, identidade e resistência. Hoje, em nossa região, os grandes projetos de desenvolvimento seguem trazendo lucro para poucos e impactos para todos. "O lucro é privado, os impactos públicos".

Um dos exemplos mais dramáticos desta realidade é o pólo siderúrgico de Açailândia, no bairro industrial de Piquiá. Lá uma inteira comunidade (mais de 300 famílias) há anos está pedindo de ser removida, por não agüentar mais a poluição das indústrias e os “danos colaterais” do Programa Grande Carajás.

Na grande noite da romaria cada diocese apresentará os conflitos socioambientais de sua região, dando voz às comunidades atingidas e reivindicando o direito à terra e a uma gestão plural e participada das águas. Haverá também espaço para apresentações culturais e testemunhas de esperança e resistência dos povos e comunidades tradicionais.

A 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão será um momento de reflexão e de alegria, para o povo expressar sua fé, seus sofrimentos, sua resistência, sua ternura, demonstrando sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, sem deixar de lado o desejo de luta por mudança, a busca constante por uma sociedade melhor em que a vida seja respeitada.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011Curso de Formação para Coroinhas - São Francisco do Brejão



Aconteceu no dia 30 de julho na nossa Paróquia o Curso de Formação para Coroinhas que contou com a participação de 12 crianças.

TEVE COMO COORDENADOR: HUGO DE IMPERATRIZ