Escola Municipal Raimundo de Moraes Barros Professora Lilian Série 1º ano Turno Matutino Turma A Planejamento Bimestral
Disciplina Português
Diagnóstico: Os alunos não conhecem o alfabeto Não conhece as vogais; Não reconta pequenas histórias; Não conhece os números de 0 a 10;
Objetivo: Identificar as letras do alfabeto dentro de textos; Conhecer as quatro formas do alfabeto; Identificar as consoantes; Desenvolver o hábito de leitura; Recontar pequenas histórias; Identificar os sons das letras; Ler palavras simples;
Conteúdo: As quatro formas do alfabeto; As vogais; Formação de palavras; Introdução a letra cursiva; Sílabas e número de sílaba; Atividades: Textos, Músicas, Parlendas; Literatura infantil Alfabeto, Caça palavras; Recontar histórias;
Procedimentos: Elaborar textos a partir do auto-conhecimento; Ler diferentes tipos de textos; Montar painéis;
Material didático/ Recursos:
Livros didáticos e paradidáticos; CDs/ som; Papeis diversos; Internet/computador; Pinceis; lápis de cor; lousa
Avaliação:
Observação, participação, nas atividades individuais e em grupo;
Disciplina Matemática
Objetivo: Diferenciar o curto do comprido; Identificar maior ou menor; Identificar mais ou menos; Ler e escrever números até 10; Identificar direita esquerda; Conhecer igual ou diferente ;
Conteúdo: Curto ou comprido; Mais ou menos Maior ou menor; Alto ou baixo; Grosso ou fino; Aberto ou fechado; Dentro ou fora; Direita ou esquerda; Em cima ou embaixo; longe ou perto; Números de 0 10;
Atividades
Cartazes com números; Paineis; Fichas com números; Caça números; Cruzadinha com números
Procedimentos:
Construir cartazes com números; Construir fichas com números; Montar painéis;
Recursos: Livros didáticos; Fichas com números; Folhas xerocadas; papeis diversos; Jogos de encaixe; cola, tesoura.
Avaliação: Participação nas atividades; Organização e cuidado com o material.
Disciplina Ciências
Objetivo: Conhecer a importância do meio ambiente; Conhecer os diferentes ambientes; Adquirir noções fundamentais sobre higiene em nossa vida; Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o habito de cuidar de si mesmo.
Conteúdo: Observando o ambiente. Diferentes ambientes Cuidados ao meio ambiente. Limpeza e conservação ao meio onde vivem. Partes do corpo. Cuidados com o corpo. Prevenção as doenças. Órgãos dos sentidos e suas utilidades.
Procedimentos:
Elaborar atividades diária sobre o meio ambiente. Entender o papel da escovação dentaria. Realizar rotina diárias de higiene. Paineis sobre meio ambiente.
Atividades:
Músicas relacionadas ao tema. Pesquisas, conversas e debates. Cartazes com regras de higiene. Caça palavras. Quebra-cabeça
Recursos:
Livros didáticos CDs, papeis diversos, folhas xerocadas, tintas e pinceis, hidrocor, lápis colorido e giz de cera,painéis.
Avaliação;
Orgnização,participação, e criatividade nas atividades individuais e em grupo.
História e Geografia
Objetivo: Conhecer e valorizar a família Estabelecer uma relação com a sociedade; Diferenciar os vários tipos familia e os membros que a compõe; Conhecer seus antepassados; Identificar tipos de moradia e formas de construções; Conhecer diversas estruturas familiares no mundo;
Conteúdos:
Moradia Os vários tipos de moradia; Construção da morada; Árvore genealógica; Membros integrantes da família; Diferenças da família e das moradias dos outros grupos sociais;
Procedimentos: Aulas explicativas e expositiva;
Atividades:
Textos informativos; Músicas relacionadas ao tema; Pesquisas; Confecção de murais e cartazes; Recorte e colagem de gravuras; Caça-palavras; Quebra cabeça;
Recursos:
Livro didático; CDs, papeis diversos, folhas xerocadas, lápis colorido, giz de cera, pinceis, painéis,...
Avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os colegas, cumprimento das tarefas.
Religião e Artes:
Objetivos:
Conhecer os ensinamentos Jesus de por meio de parábolas; Identificar a diferença entre os sons das palavras com F e V; Incentivar a leitura e a escrita; Identificar os números até 100; Propor atividades utilizando as figurinhas das frutas para a semana da alimentação;
Conteúdo:
O Filho Pródigo
O Bom Samaritano O Grão de Mostarda; O fariseu e o Publicano; Os Trabalhadores da vinha; Os talentos; O Servo Ingrato; A Figueira Estéril; Brincadeira Joga a bola; Corrida divertida dos números; Montando um álbum de figurinhas.
Procedimentos:
Aulas expositivas, explicativas, brincadeiras; Analisar os jogos e brincadeiras;
Atividades:
Textos das Parábolas; Brincadeiras no pátio; Músicas; Jogo dos números; Album de figurinhas;
Recursos:
Livro didático; CDs, papeis diversos, folhas xerocadas, lápis colorido, giz de cera, pinceis, painéis, bola, aparelho de DVD; TV.
Avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os colegas, cumprimento das tarefas.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário